Blogs

O QUE É E COMO É O PAGAMENTO DE IMPOSTOS NO BRASIL?

No Brasil, especificamente para empresas, impostos variam de acordo com a taxa de imposto de cada: simples nacional, Lucro Presumido ou Lucro real.

Os principais impostos pagos pelas empresas são: ICMS, ISS, PIS, COFINS, CSLL e IRPJ. Ainda sobre como esses impostos são cobrados podemos classificá-los como direta e indireta:

Impostos diretos

Os impostos directos são aqueles pagos sobre o consumo e os ativos de cada cidadão. Apesar de não pesar tanto em seus bolsos, eles são os contribuintes mais conhecidos:
1. Imposto de renda pessoal (IRPF): que incide sobre o rendimento tributável declarada pelo cidadão. A taxa é calculada proporcionalmente de acordo com o valor declarado, variando de 7.5 para 27.5%.
2. IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos, a percentagem é diferenciada em cada estado. A taxa pode variar entre 1% e 4% do valor do veículo.
3. IPTU (Propriedade e Imposto Predial Urbano): taxa anual, devido por todos os proprietários de imóveis, tanto na área rural e na área urbana. Quantidade, que pode ser pago em dinheiro ou em parcelas, é calculado com base no valor real da propriedade (estimativa do valor fixado pelo Governo).

Impostos indiretos

Os impostos indiretos são os que pesam mais no orçamento doméstico. Incorporado nos valores finais dos produtos e serviços, é quase impossível para se livrar das acusações:
1. ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): é cobrado sobre a circulação de mercadorias ou outros serviços. A taxa de imposto é aplicado por cada estado, variando de acordo com o nível de essencialidade do serviço ou mercadoria. A média é aplicada 18%.
2. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): IPI tornou-se mais conhecido do público em geral devido às várias campanhas do Governo Federal e empresas privadas, que visa reduzir o imposto, especialmente em produtos de linha branca (fogões, frigoríficos, etc.) e automóveis. O valor do imposto depende do produto. Através do site do IRS pode consultar a tabela de taxas.
3. ISS (Imposto sobre Serviços): este imposto é cobrado sob a prestação de serviços, independentemente do tipo de mercado. Cobrado pelo município, a quantidade corresponde geralmente a 5% do serviço.
4. IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): O IOF incide sobre todas as transações financeiras, se realizada por empresas de cartão de crédito ou instituições financeiras. No caso dos cartões, a coleta ocorre, um dos momentos, quando o consumidor faz pagamentos de contas e cartões de banco para a função de crédito.
Embora o Brasil é considerado um dos países onde os impostos são mais pagos, é essencial ter um sistema de produtos e serviços de controle em que estes impostos são classificados, embutido no preço, considerada a fim de estimar o custo real destes produtos e serviços.

É aconselhável para os gestores para realizar cálculos, com o objetivo de subsídios para a tomada de decisões pela forma de tributação, estimar as receitas e os custos, com base no orçamento anual ou valores contábeis históricos, devidamente ajustado em expectativas realistas.

O planejamento tributário que vai indicar a melhor forma de tributação. Algumas atividades não são permitidas opção pela National Simples, outros Sim. É por isso que não é essencial para levar esse planejamento em conta antes mesmo do início das atividades de negócios.

ODENIR J CAMPOS
Exímio Contábil

Compartilhe este post

Comente (1)

  • Daniel Reply

    Your post discusses the potential of starting a virtual event planning or coordination service, helping individuals or businesses organize and host successful online events. It’s a unique service with money-making potential. To delve deeper, click here.

    em

Deixe uma resposta

seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Arraste para verificar


× Whatsapp